07 novembro 2006

SBPJor busca novos associados

Letícia Pakulski

Está aberta a campanha de associação para a Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, que tem atualmente 276 sócios. Até o fim do ano, a meta é atingir o número de 300 associados.

- É extremamente importante a participação dos pesquisadores para ampliar a consolidação da SBPJor. Os associados recebem gratuitamente as duas edições anuais da BJR, Brazilian Journalism Research, e têm direito a descontos em congressos e nos demais eventos da sociedade. Para você ter uma idéia, o sócio pagou menos da metade tanto na Brazil Conference, quanto no 4º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - explicou Claudia Lago, diretora administrativa.

Para a sócia e professora de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, Karina Janz, a importância da associação à SBPJor reside no fato de que a associação atende às expectativas dos pesquisadores no campo da discussão sobre a especificidade da pesquisa em jornalismo.

– Já existiam vários profissionais e professores preocupados com a questão - disse a pesquisadora – E aí, o primeiro congresso em Brasília foi exatamente o momento de consolidar uma entidade capaz de reunir esses pesquisadores em torno de perspectivas muito próximas, justamente para reivindicar um espaço para a comunicação, reconhecê-lo como um campo, com perspectivas próprias, metodologias próprias, teorias que sustentam essa área.

Já o estudante de jornalismo Jacques Santiago Domingues decidiu se juntar à sociedade durante os encontros promovidos pela SBPJor este ano em Porto Alegre. Ele veio para a Brazil Conference e o 4º SBPJor com uma turma de jornalismo da Facvest, de Lages, Santa Catarina e se disse impressionado com os palestrantes e com o material disponível.

_____________________________________foto: Leandro de Oliveira
Jacques Santiago Domingues

– Na condição de acadêmico e iniciante, cheguei aqui e fui surpreendido com a possibilidade de ingressar como sócio. Eu andei verificando os materiais que estavam expostos e resolvi ingressar. Estou levando mais material comigo para divulgar o trabalho da sociedade. A intenção é me aprofundar no conhecimento da área e fazer uma troca de informações com mais facilidade – disse Domingues.

Para quem tem interesse em ingressar na SBPJor, é só preencher a ficha de inscrição na página da sociedade http://www.sbpjor.org.br/, no link "junte-se a nós". Os sócios plenos, que são sócios doutores, pagam anuidade de 100 reais. Para os sócios iniciantes, que são estudantes de graduação, o custo é 50 reais. Os sócios em formação, que são os profissionais já graduados, pagam 75 reais.

Mais informações podem ser obtidas enviando um e-mail para a diretora administrativa Cláudia Lago (clago@sbpjor.org.br). A sociedade também está realizando inscrições durante o 4º Encontro, na sala de imprensa localizada na recepção da Fabico.